Home / Artigo / Peugeot 3008 1.5 HDi Active é o Carro Frota do Ano 2019
Peugeot 3008 1.5 HDi Active é o Carro Frota do Ano 2019
30 Mai, 2019

Cascais acolheu a edição de 2019 do Carro Frota LeasePlan, que teve como vencedor o Peugeot 3008 1.5 HDi Active, modelo que também conquistou o primeiro lugar na categoria de Diesel SUV.


O Renault Mégane ST 1.5 dCi Limited venceu na categoria Diesel Station, o Seat Leon ST 1.0 TSI Style, na categoria Gasolina Station, o Kia Niro 1.6 GDi PHEV EX, na categoria Híbridos Plug-in, e o Renault ZOE Life 40 bateu a concorrência entre os elétricos.

É oficial: está eleito o Carro Frota 2019. A LeasePlan, líder nacional no mercado de car-as-service e soluções de mobilidade, apresentou ontem, em Cascais, os vencedores da 17.ª edição do Carro Frota do Ano, iniciativa que contou com a presença de representantes da LeasePlan Portugal, responsáveis das marcas em concurso e um painel de jurados. Importa lembrar que o Carro Frota tem como objetivo distinguir os carros de frotas que mais se destacaram em 2019, e pela primeira vez a análise recaiu apenas no segmento de Pequeno Familiar, dividido em cinco categorias: Diesel Station, Diesel SUV, Gasolina Station, Híbrido Plug-In e Veículo Elétrico.

Além de ser eleito como Carro Frota do Ano 2019 – qualificação obtida por ser o carro com a melhor classificação global dos 15 carros em concurso –, o Peugeot 3008 1.5 HDi Active venceu ainda na categoria Diesel SUV, na qual concorria com o Nissan Qashqai 1.5 dCi Business Edition e com o Seat Ateca 1.6 TDI Style. Fatores como o design interior e exterior e o conforto da suspensão/pisar da estrada foram determinantes para que este modelo se destacasse.

Na categoria de Diesel Station, o primeiro lugar foi atribuído ao Renault Mégane ST 1.5 dCi Limited, que superou a concorrência: o Ford Focus Station 1.5 TDCi ST-Line e o Peugeot 308 SW 1.5 HDi Business Line. A qualidade e conforto dos bancos, o conforto da suspensão e o TCO (Total Cost of Ownership) foram os fatores-chave para que este modelo obtivesse a vitória.

Na categoria Gasolina Station, o vencedor foi o Seat Leon ST 1.0 TSI Style, que se destacou do Volkswagen Golf VII Variant 1.0 TSI Confortline e do Opel Astra ST 1.0 Business Edition. A qualidade e conforto dos bancos, o design exterior e o conforto da suspensão foram determinantes para a escolha final. O Kia Niro 1.6 GDi PHEV EX foi o vencedor na categoria Híbridos Plug-in ao obter uma avaliação superior à do Hyundai Ioniq 1.6 GDI PHEV Tech e do Toyota Prius 1.8 Plug-In Luxury. A visibilidade do condutor (exterior), a facilidade e a posição de condução e a acessibilidade foram algumas das caraterísticas que levaram ao resultado final.

Por fim, na categoria de Veículo Elétrico, destaque para o Renault ZOE Life 40, cuja avaliação superou o Nissan Leaf Acenta e o Volkswagen E-Golf. O TCO, a visibilidade do condutor (exterior) e a autonomia entre carregamentos foram fatores diferenciadores deste modelo. “Numa altura em que assistimos a uma alteração no paradigma da mobilidade faz sentido para a LeasePlan, que tem sido pioneira ao assumir o compromisso de liderar a transição para a mobilidade elétrica, também adaptar a atribuição do Carro Frota LeasePlan do Ano.

Nesta 17.ª edição do Carro Frota, além de apenas termos em análise o segmento Pequeno Familiar, por ser o mais representativo das frotas empresariais, colocámos o foco na tipologia de motorização, por forma a incorporar os híbridos plug-in e os veículos elétricos na nossa análise”, afirmou António Oliveira Martins, diretor-geral da LeasePlan Portugal.

A pré-seleção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel em 2018 (ACAP) e o TCO. Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria que foram testados em dois circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

A componente qualitativa foi analisada por um júri composto por 21 empresas nacionais e multinacionais, que examinaram uma série de critérios como o Habitáculo, o Conforto e a Estética, o Motor e a Dinâmica e as Questões Chave, nomeadamente, a probabilidade de compra a 12 meses e a valorização relativa em euros.

Tags: 
Carro Frota
Frota
Lease Plan

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel