Home / Artigo / O “Boom” dos SUV e a morte anunciada dos sedans
O “Boom” dos SUV e a morte anunciada dos sedans
27 Jul, 2018

Sempre em constante mudança, o mercado automóvel está prestes a confirmar mais uma tendência: o “boom” de modelo SUV e crossover está a “matar” de vez os modelos sedan – de quatro portas, também conhecidos por três volumes -, de acordo com os dados da consultora Jato Dynamics.

Nos EUA, apesar do mercado global ter crescido de 13,2 milhões de unidades vendidas em 2008 para 17,2 milhões no ano passado, a procura por sedans estagnou. Em 2009, tinham uma quota de mercado de 39%, mas esta caiu para 27% no ano passado (o valor mais baixo desde 2001).

Esta tendência não é exclusiva da América do Norte. A China é hoje o maior mercado mundial de sedans, com quase dez milhões de unidades vendidas no ano passado, 39% das vendas totais. Ainda assim, 2017 marcou a primeira vez que os sedans não dominaram o mercado chinês: foram ultrapassados pelo SUV.

Na Europa, os hatchbacks (cinco portas) é que têm sido a principal vítima do dinamismo dos SUV, já que os de quatro nunca desempenharam um papel importante no mercado. Mas claro que os sedans também sofrem e se a quota de mercado que tinham em 2008 era de apenas 8%, no ano passado o volume foi ainda menor, ficando-se por apenas 4,5%, com 693 600 unidades “europeias”.

Tags: 
Automóvel
Jato Dynamics
Mercado
Opinião
Sedans
SUV

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest