Home / Artigo / Ford recupera nome Puma para SUV compacto
Ford recupera nome Puma para SUV compacto
31 Jul, 2019

O Ford Puma foi um coupé construído com base no Fiesta produzido pela marca, na Alemanha, entre 1997 e 2002. Passados 17 anos, a Ford recupera a designação para um outro modelo baseado na atual geração Fiesta, mas agora um SUV compacto.

O novo Ford Puma chega a Portugal em janeiro de 2020, segundo apurámos junto de fonte da marca, e coexistirá com o Ecosport na gama do construtor. Os dois modelos serão produzidos na mesma fábrica, na Roménia.

A Ford realça o espaço disponível para passageiros e carga no novo Puma. A bagageira, por exemplo, tem capacidade para 456 litros.

Em termos de motorizações, o novo SUV será dos primeiros modelos a beneficiarem da tecnologia Ford EcoBoost Hybrid. O grupo propulsor mild-hybrid integra a assistência elétrica de binário com o motor EcoBoost a gasolina de 1.0, já presente na marca há uns anos, podendo debitar 125 ou 155 cv.

A tecnologia EcoBoost Hybrid reforça aquele com um sistema integrado motor de arranque alternador de 11,5 kW e comandado por correia BISG (do inglês “belt-driven integrated starter/generator”). Substituindo o alternador normalmente utilizado, o BISG permite a recuperação e armazenamento da energia, geralmente perdida durante a travagem e com o veículo em desaceleração, para carregar um conjunto de baterias de iões de lítio refrigeradas a ar de 48 volts.

O BISG também atua como um motor, integrado eficazmente com o motor de três cilindros, de baixo atrito, e usando a energia armazenada para assistir o binário durante a condução normal e aceleração, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do veículo. Resultado, o sistema mild-hybrid permite substituir ou complementar binário.

Uma versão diesel, com transmissão automática de sete relações e dupla embraiagem, juntar-se-á mais tarde à gama.

Tags: 
Ford
Ford Puma
SUV

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest