Home / Artigo / Impostos ligados ao automóvel têm maior peso em Portugal
Impostos ligados ao automóvel têm maior peso em Portugal
08 Mai, 2020

Os impostos ligados ao setor automóvel ascenderam a mais de 440 mil milhões de euros em 14 dos maiores mercados europeus. Em Portugal o valor é de 9,6 mil milhões, cerca de 21% da receita fiscal total.

 Os impostos ligados ao setor automóvel ascenderam a 440,4 mil milhões de euros em 14 dos maiores mercados europeus, indica um estudo publicado pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA). Este valor engloba os impostos relativos à venda de veículos e peças, reparação, bem como a portagens e impostos sobre combustíveis.

Em Portugal, os impostos associados aos automóveis atingiram os 9,6 mil milhões de euros em 2019, pesando cerca de 21% da receita fiscal total, o que supera o peso nos outros países. Depois de Portugal surgem a Finlândia, com um peso de 16,6%, Espanha (14,4%), Bélgica (12,3%) e Holanda (11,4%). O valor dos impostos em Portugal supera o de países como a Suécia (8,1 mil milhões de euros), Grécia (7,4 mil milhões), Dinamarca (6,7 mil milhões) e Irlanda (6,2 mil milhões). Sendo os maiores mercados, os países com maior valor de receita fiscal relacionada com o setor automóvel são a Alemanha (93,4 mil milhões de euros), França (83,9 mil milhões), Itália (76,3 mil milhões) e Reino Unido (54,1 mil milhões de euros).

No caso português, a maior fatia destes 9,6 mil milhões de euros respeita ao IVA sobre vendas de veículos e peças, reparações e serviços, com um valor de 4,5 mil milhões de euros. Os impostos sobre combustíveis e lubrificantes renderam 3,5 mil milhões no ano passado, enquanto o Imposto Sobre Veículos (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC).

Partilhar em:
Tags: 
Impostos automóveis
Mercado automóvel
sector automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel