Home / Artigo / Britânicos estudam fábrica automóvel em Estarreja
Britânicos estudam fábrica automóvel em Estarreja
18 Set, 2019

A Ineos (propriedade do milionário britânico Jim Ratcliffe) está a negociar terrenos em Estarreja para construir uma fábrica de veículos todo-o-terreno. O investimento ascenderá a 300 milhões de euros.

A inauguração poderá ocorrer no prazo de dois anos, sendo criados cerca de 600 empregos. A empresa inglesa anunciou, em março, que pretende produzir um 4×4 “a sério” inspirado no extinto Land Rover Defender. Este deixou de ser produzido devido a questões ambientais, estando a marca britânica a desenvolver um novo modelo com caraterísticas semelhantes, mas que não será igual.

Com nome de projeto Grenadier, o modelo da Ineos Automotive será produzido à cadência de 25 mil unidades por ano (todos ou em parte em Portugal, se este projeto for avante). Na altura do anúncio, a Ineos adiantou que os produtos terão motores, caixas de velocidades e tração integral BMW.

A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) confirma que tem colaborado com a britânica Ineos Automotive “na identificação de potenciais fornecedores para o ‘Projekt Grenadier’, tendo já ocorrido reuniões individuais entre empresas portuguesas de componentes automóveis”.

Tags: 
China
Jim Ratcliffe
Produção

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest