Home / Artigo / Marcas europeias criam lista de verificação para autónomos
Marcas europeias criam lista de verificação para autónomos
19 Dez, 2019

Os veículos autónomos podem vir a ser uma realidade num futuro mais ou menos longínquo e, para tal, importa haver uma calendarização de procedimentos. Essa é a posição da Associação do Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), que elaborou um roteiro de regras e regulamentos que precisam ser implementados para tornar a condução autónoma uma realidade na UE.

Esta lista de verificação detalha o quadro legislativo que deve ser implementado nos níveis nacional, da UE e internacional, bem como um cronograma com as etapas para a implantação que devem ser realizadas nas próximas décadas.

Além de definir a estrutura legal, os legisladores devem, de acordo com a ACEA, atualizar a infraestrutura rodoviária física e digital da Europa para torná-la adequada para a condução autónoma. A associação defende que as autoridades continuem a realizar testes em larga escala e transfronteiriços de sistemas automatizados em estradas abertas em toda a UE.

“A condução automatizada é uma mudança de paradigma que mudará a maneira como viajamos e transportamos mercadorias na Europa”, considera o diretor-geral da ACEA, Eric-Mark Huitema. “Está a remodelar totalmente o futuro da mobilidade. Tem um grande potencial para melhorar a segurança rodoviária, aumentar a inclusão social ao tornar o transporte mais acessível, aliviar o congestionamento do tráfego e reduzir as emissões – sem referir que dará aos condutores mais liberdade e conforto”, acrescenta.

Eric-Mark Huitema indica que a condução autónoma “trará grandes mudanças”, pelo que “é crucial garantir que a sociedade” esteja pronta para isso. “Agora devemos trabalhar para aumentar a consciencialização entre os cidadãos – e os seus representantes eleitos – sobre o que tudo isso significa”, salienta o diretor-geral da ACEA.

Tags: 
ACEA
Autónomos

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest