Home / Artigo / Saiba quais são os novos modelos mais seguros à venda na Europa
Saiba quais são os novos modelos mais seguros à venda na Europa
21 Jan, 2020

O EuroNCAP, organismo que põe à prova a segurança dos automóveis que chegam ao mercado europeu através de crash-tests, revelou quais os modelos, por segmento, com melhor desempenho em 2019.

A entidade testou um total de 55 automóveis, dos quais 41 obtiveram as cinco estrelas máximas de acordo com os mais recentes critérios. “Isso faz de 2019 um dos anos mais impressionantes já registados desde que o EuroNCAP começou [em 1997] a avaliar a segurança do consumidor de carros no mercado europeu”, indica a entidade.

No segmento dos Utilitários, houve um empate entre Audi A1 e Renault Clio. O Ford Puma foi o segundo classificado nesta categoria. Esta classe de veículos continua a ser a mais competitiva do mercado, como é ilustrado pela presença de modelos na lista que obtiveram classificação de três, quatro e cinco estrelas.

A Mercedes recuperou a “coroa” no segmento dos Pequenos Familiares, com o CLA (uma das versões do Classe A, melhor da classe em 2018). O modelo alcançou uma pontuação de mais de 90% em três das quatro áreas de segurança e obteve a melhor classificação geral do ano. De notar que a marca alemã lançou, em 2019, mais cinco modelos que obtiveram a classificação máxima do EuroNCAP.

Também a Tesla está em destaque pela positiva. O Model X venceu a categoria Grande Todo-o-Terreno/SUV, com o SEAT Tarraco em segundo lugar.

Já o Tesla Model 3 venceu a classe Elétrico e Híbrido e, em conjunto com o com BMW Série 3, liderou a classe Grande Familiar. Os dois modelos alcançaram pontuações gerais idênticas, com o BMW a obter melhor pontuação na proteção a peões e o Tesla nos sistemas de assistência em termos de segurança. O novo Octavia da Skoda foi o segundo colocado neste segmento.

Na classe combinada de Pequeno Todo-o-Terreno/SUV/MPV, a Subaru venceu com o novo Forester, com um excelente desempenho geral. O CX-30 da Mazda e o T-Cross da Volkswagen fecharam o pódio neste segmento.

Apesar de perder o primeiro lugar, a Mazda teve um excelente ano, com o Mazda 3 a apresentar um desempenho excecional na proteção de ocupantes adultos e a lograr o segundo lugar (atrás do Mercedes CLA) na já referida categoria do Pequenos Familiares.

Partilhar em:
Tags: 
EuroNCAP
Segurança
segurança automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel