Home / Artigo / Portugal no “top” dez elétrico mundial
Portugal no “top” dez elétrico mundial
03 Set, 2019

Portugal está no “top” dez dos mercados mundiais analisados pela consultora Jato Dynamics em termos de quota.

Os veículos a bateria representaram, no primeiro semestre do ano, 2,7% do total do mercado nacional, o que coloca o nosso país no sexto lugar em termos de quota. O ranking é liderado pela Noruega, onde uns impressionantes 37,1% dos automóveis novos vendidos até junho eram elétricos, seguida da Holanda (6,5%) e Suécia (4,8%). O “top” dez mundial elencado pela consultora é fechado pela Dinamarca (quota de 1,7%).

Em termos absolutos, o cenário é, sem surpresa, diferente e o ranking dos dez maiores mercados é liderado pela China (quarto em termos de quota, com 4%), que matriculou 430 700 veículos a bateria (+ 111%) na primeira metade de 2019, com os 116 200 veículos (+ 87%) matriculados nos EUA, segundo mercado por volume, a ficarem distantes. A Noruega, com 36 300 unidades (+ 74%), fecha o pódio. O “top” dez é encerrado pelo Japão, com 11 mil veículos (- 27%) a bateria saídos dos stands até ao fim de junho.

 

Mercado cresceu 92%, mas ainda é residual

Durante os primeiros seis meses de 2019, as vendas globais de veículos elétricos aumentaram 92%, para 765 mil nos 41 mercados analisados pela Jato Dynamics (a consultora extrapola para 780 mil unidades o total mundial absoluto).

A consultora salienta, porém, que a tecnologia ainda enfrenta fortes desafios. Ainda são caros (mesmo na China), a infraestrutura ainda não está pronta e ainda há preocupações sobre a autonomia das baterias. “Isso explica por que ainda são um segmento de nicho em todo o mundo”, indicam desde a Jato Dynamics. Com efeito, apesar de haver incentivos à compra em vários mercados, a quota dos automóveis elétricos à escala global ficou-se, no primeiro semestre, por 1,7%.

Tags: 
Elétricos
Eletrificação
Jato Dynamics
Vendas

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest