Home / Artigo / Produção automóvel portuguesa continua em alta
Produção automóvel portuguesa continua em alta
04 Dez, 2019

As fábricas de automóveis instaladas em Portugal produziram, em outubro, um total de 31 839 veículos (ligeiros e pesados), adianta a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Trata-se de uma subida de 14,7% face a igual mês de 2018.

Quanto ao total produzido nos dez meses de 2019, registou-se um crescimento de 17,2%, correspondendo a 290 227 unidades fabricadas. A informação estatística relativa ao acumulado do ano confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo. A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 97,5% – com Alemanha (23,8%), França (15,3%), Itália (13,2%) e Espanha (10,9%) no topo do ranking.

 

Autoeuropa em destaque

A Volkswagen Autoeuropa é, sem surpresa, a mais importante das fábricas instaladas em Portugal em termos de volume de produção. A unidade de Palmela produziu, de janeiro a outubro, 216 247 unidades. Esse volume, 17% superior ao registado no período homólogo do ano passado, representa 91,3% dos ligeiros de passageiros e 74,5% de toda a produção automóvel lusa, segundo a ACAP.

Os dados mais recentes da fábrica revelam que superou, a 13 de novembro, o volume de produção do ano passado (223 200 unidades), o que significa que as contas de 2019 vão ser de crescimento. A unidade produz os Volkswagen T-Roc e Sharan, bem como o Seat Alhambra, e planeia terminar o ano com mais de 254 mil unidades produzidas. Isto coloca-a como a quinta maior entre as 16 fábricas de veículos de passageiros da marca Volkswagen (exceto China) em termos de produção anual.

Tags: 
ACAP
Produção Automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest