Home / Artigo / Seat Tarraco com tecnologia que deteta ciclistas
Seat Tarraco com tecnologia que deteta ciclistas
16 Jan, 2019

Reconhecer bicicletas e proteger quem usa aquele meio de transporte é o principal objetivo de uma assistência à condução que equipa o Tarraco, o novo SUV da Seat. A marca espanhola recorda que as bicicletas estão envolvidas em 8% dos acidentes que acontecem na Europa.

Como funciona a tecnologia? Ao aproximar-se dos ciclistas, um radar dianteiro deteta a presença dos ciclistas e, mediante a trajetória e a velocidade dos dois veículos, desencadeia uma série de ações de forma a evitar uma eventual colisão. Como todos os segundos contam, quando o assistente do Seat Tarraco deteta a eminência de uma colisão em 1,5 a 2 segundos ativa um aviso luminoso e acústico.

Se o condutor não reagir, o carro aciona automaticamente uma travagem de emergência entre 0,8 e 1 segundo antes que o provável acidente ocorra. Num ambiente real de circulação, este processo traduz-se, a 72 km/h de velocidade, em iniciar a travagem “cerca de 20 metros antes de uma possível colisão”, segundo Esteban Alcántara, responsável pela segurança ativa da Seat.

A marca levou a cabo 1200 testes de desenvolvimento. Para tal, foram recriados 450 cenários diferentes em pista.

“No Centro I+D da Seat existe a sensibilidade de proteger não apenas os condutores, como todos os utilizadores da via”, indica Alcántara.

Tags: 
Ciclistas
Seat
Tecnologia

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest