Home / Artigo / Novo Skoda Octavia chega na primavera
Novo Skoda Octavia chega na primavera
29 Nov, 2019

A quarta geração do Skoda Octavia já foi dada a conhecer pela marca checa. O modelo chega a Portugal entre abril e maio na versão Break e em junho na variante Limousine.

O Octavia, cujo nome foi “recuperado” pelo construtor do grupo Volkswagen em 1996, mas que já desde 1959 serve de designação para veículos Skoda, alinha o design pela nova linguagem estilística da marca, com destaque para a tecnologia LED e para o interior mais tecnológico. É, porém, como sempre na Skoda, do espaço para pessoas e mercadorias que o modelo se faz valer.

Com um comprimento de 4689 mm, a Limousine é 19 mm mais comprida e a Break é maior 22 mm do que o modelo da terceira geração. A largura aumentou em 15 mm. A volumetria da Break, que a Skoda diz ser a maior do segmento C, aumentou 30 litros, sendo agora de 640 litros. Por sua vez, a Limousine tem uma volumetria de 600 litros, mais dez litros em relação ao antecessor.

Em termos de motorizações, a nova geração Octavia terá motores a gasolina e diesel, mas também a gás natural comprimido (GNC), híbrido plug-in e mild hybrid.

A gasolina, a oferta recairá no 1.0 TSI de 110 cv, no 1.5 TSI EVO de 150 cv e no 2.0 TSI de 190 cv. Este último será apenas proposto com tração integral e caixa de velocidades DSG de sete velocidades. Já 1.0 e 1.5 terão caixa manual de seis velocidades.

Os motores a gasolina 1.0 TSI ou 1.5 TSI poderão ser encomendados na versão e-TEC, que apresentam tecnologia mild hybrid de 48 V quando equipados com transmissão DSG de seis velocidades.

No diesel, a opção será um 2.0 TDI, com 116, 150 ou 200 cv. Também aqui o mais potente será proposto somente com caixa automática e tração 4×4. Os restantes terão tração à frente (o 150 pode ser 4×2 ou 4×4) e caixa automática de sete marchas ou manual de seis velocidades.

No que se refere ao GNC, assentará sobre o motor 1.5 TSI G-TEC de 130 cv (caixa manual de seis ou DSG de sete marchas).

Quanto ao Octavia iV (o híbrido plug-in), monta motor 1.4 TSI gasolina e um motor elétrico, com uma potência combinada de 204 cv (150 kW). Com uma capacidade de 13 kWh de energia, a bateria de iões de lítio de alta tensão permite uma autonomia 100% elétrica até 55 km no ciclo WLTP.

Tags: 
Lançamentos
Octavia
Skoda
Volkswagen

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest