Home / Artigo / Volkswagen Golf: oitava geração do “senhor” automóvel já conhecida
Volkswagen Golf: oitava geração do “senhor” automóvel já conhecida
05 Nov, 2019

É um dos símbolos do setor automóvel. Quarenta e cinco anos e mais de 35 milhões de unidades depois, a Volkswagen deu a conhecer a oitava geração do icónico modelo. As vendas arrancam em janeiro e as primeiras entregas ocorrem em março.

Em termos estéticos, a marca mantém-se fiel à tradição Golf e não opera nenhuma revolução. Chama a atenção a silhueta mais aprofundada para melhorar a aerodinâmica, com o Cx a baixar para 0,275. O modelo está mais comprido 26 mm (para 4,28 m), mas mais estreito 1 mm (1,80 m de largura) e mais baixo 36 mm (1,46 m de altura). A distância entre eixos cresceu 16 mm (para 2,636 m) e bagageira mantém-se nos 380 litros da sétima geração.

No interior, destacam-se o “Digital Cockpit” de 10,25 polegadas e o sistema de infotainment de 8,25 polegadas. No capítulo tecnológico, realce para a solução Car2X, que permite ao Golf comunicar com as infraestruturas e outros veículos, para quando tal for possível.

Além disso, o Travel Assist permite (a velocidades até 210 km/h) que o condutor tenha apenas uma mão no volante, com a tecnologia a manter o automóvel na faixa de rodagem (lane centering), assim como a distância face ao veículo à frente (cruise control adaptativo).

 

Motores a combustão e híbridos plug-in

Em termos de motorizações, diesel (TDI) gasolina (TSI), mild hybrid (eTSI, que um alternador de 48 volts é associado ao motor a gasolina reduz consumos em 10% face ao motor “normal”) e híbrido plug-in (GTE) constituirão a oferta. Em alguns mercados haverá ainda uma variante a gás natural (TGI).

Além disso, versão 100% elétrica cai, ficando a oferta da Volkswagen dessa tecnologia, no segmento C, em exclusivo no ID.3. O híbrido plug-in GTE recorre ao 1.4 TSI a gasolina a que pode juntar dois motores elétricos, podendo, por isso, a potência oscilar entre de 204 e 245 cv. A marca de Wolfsburg aponta para autonomias elétricas de 60 km.

As motorizações a gasolina (TSI e eTSI) são o 1.0 turbo de 110 cv e 1.5 EVO eTSI com 130 cv e 1.5 eTSI com 150 cv. No diesel, o 1.6 TDI desaparece e oferta passa a ser assegurada por blocos 2.0 TDI com 115, 150 e 200 cv (este último no GTD). Mais tarde, chegarão o Volkswagen Golf GTI com 245 cv e R com 333 cv.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: 
Golf
Novidades automóveis
Volkswagen

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest