Home / Artigo / Ir às compras, mas com responsabilidade
Ir às compras, mas com responsabilidade
15 Abr, 2020

Ainda que estejamos em quarentena, temos de continuar a alimentar-nos e a garantir o bem-estar das nossas casas e famílias. Por isso, as idas ao supermercado são inevitáveis. No entanto, há algumas regras que é importante respeitar. Além de ajudarem a deter a propagação do vírus, fazem de cada um de nós consumidores mais responsáveis. Ora tome nota:

1. Planeie antes de sair de casa
Ainda antes de sair de casa e se meter no carro, faça uma lista daquilo que realmente precisa. Assim, a sua ida às compras vai ser objetiva e muito mais rápida. Portanto, vai ficar menos tempo exposto ao risco de contágio e ajudar a fazer fluir o serviço do supermercado.

2. Compre apenas o que realmente precisa
Já todos percebemos que não vai haver rotura de stock nos supermercados. Por isso, não vale a pena comprar bens em excesso que vão ficar parados na sua garagem ou nos armários da cozinha. Além de estar a gastar dinheiro sem necessidade, estará a prejudicar outros consumidores que poderiam estar interessados nesses bens.

3. Leve o seu saco e pague com cartão
É importante evitar o contacto com superfícies potencialmente contaminadas, tal como os carrinhos de compras. Leve os seus próprios sacos e na hora de pagar, em vez de dinheiro, utilize cartão de crédito ou débito – de preferência com tecnologia contactless.

4. Máscara sim, luvas talvez não…
A utilização de máscaras já é recomendada em ambientes com grande aglomeração de pessoas, como é o caso dos supermercados. Já as luvas não são tão recomendáveis, já que podem estar contaminadas e provocar uma sensação de falsa segurança. O melhor é lavar as mãos tantas vezes quanto possível e recorrer ao gel desinfetante que a maioria dos supermercados já disponibiliza aos seus clientes.

5. Vá sozinho
Evitar grandes aglomerações de pessoas, que favoreçam a propagação do vírus, é uma necessidade absoluta. Colabore e faça a sua parte. Deixe a família em casa, vá sozinho às compras e fique atento aos horários do seu supermercado de referência. Com tanto tempo disponível, poderá escolher uma hora em que sabe à partida pode haver menor concentração de pessoas.

6. Compre à distância
É verdade que as plataformas de e-commerce da maioria dos supermercados andam por estes dias muito sobrecarregadas. Mas se planear as suas compras com antecedência, poderá receber em casa a maioria dos produtos de que necessita. Além do conforto, evita gastos com a deslocação e a probabilidade de contaminação.

7. Respeite a sinalização e seja paciente
De modo a garantirem a segurança sanitária dos clientes e a disciplinar a circulação nas lojas, muitos supermercados criaram novos sinais de orientação. Respeite essas indicações, de modo a preservar a distância para com os demais clientes.

É natural que em algumas situações tenha de esperar um pouco mais do que o habitual para ser atendido. Seja, portanto, paciente e procure ter uma atitude positiva com quem o atende. Essas pessoas estão a trabalhar e não podem ficar em casa, resguardadas, em quarentena.

8. Pense nos outros
Vivemos em comunidade e isso nunca foi tão evidente como agora. Além de poder fazer compras para um vizinho que se encontre mais limitado, dê prioridade aqueles que precisam dela. Respeite os horários dedicados às pessoas mais velhas e dê primazia nas fast track aos profissionais de saúde, agentes das forças de segurança e a outros trabalhadores que garantem o normal funcionamento da sociedade.

Partilhar em:
Tags: 
COVID-19
fazer compras
quarentena

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel