Home / Artigo / Ford Explorer chega à Europa em versão elétrica
Ford Explorer chega à Europa em versão elétrica
03 Jun, 2020

Os grandes SUV ao melhor estilo norte-americano, grandes na dimensão e nas motorizações, estiveram sempre “vedados” à Europa, onde a escala é menor. A eletrificação em curso permite alterar essa realidade e o Ford Explorer chegou a Portugal em versão híbrida plug-in.

Se é um fã dos grandes SUV, ao estilo norte-americano, então este artigo é para si. Está aí o Ford Explorer Plug-In Hybrid com um propulsor 3.0 V6 gasolina combinado com um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh, cuja potência conjunta ascende a 457 cv. O híbrido mais potente da Ford tem transmissão automática de 10 velocidades, tração integral inteligente e Terrain Management System (sistema de gestão da tracção em função do terreno) com oito modos de condução (Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand).

Tração e caixa

A tração integral inteligente otimiza a tração a cada 10 milissegundos, analisando dados obtidos a partir de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e rotação do veículo, temperatura do ar ambiente, patinagem das rodas e estado do reboque. Uma nova caixa de transferências com embraiagem eletromecânica ajusta a entrega de binário entre as rodas dianteiras e traseiras em 100 milissegundos, para uma melhor aderência em estrada.

42 km 100% elétrico

O modelo tem uma autonomia em modo 100% elétrico de 42 km, com consumos de gasolina a partir de 3,1 l/100 km e emissões de CO2 de 71 g/km (tudo no WLTP). Para carregar totalmente a bateria a partir de uma tomada elétrica externa de 230 V são necessárias 5h50 minutos. Com wallbox (opcional) num posto de carregamento público, o tempo de carregamento são 4h20.

Gigante em tudo

O Ford Explorer PHEV é colossal nas dimensões. Tem 5,063 m de comprimento, 2,004 m de largura, 1,783 m de altura (incluindo barras no tejadilho) e uma impressionante distância entre eixos de 3,025 m. A capacidade da bagageira é de 240 litros quando em modo sete lugares, 635 litros na configuração de cinco lugares e 2274 litros com as duas filas de bancos rebatidas. No habitáculo, estão disponíveis 123 litros de espaços de arrumação. Em Portugal o preço é de €83.299,1.

Partilhar em:
Tags: 
Elétricos
Ford
Ford Explorer
Mobilidade Elétrica
PHEV
Veículos elétricos

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel