Home / Artigo / Sustentabilidade é palavrão a “transportar” por frotas
Sustentabilidade é palavrão a “transportar” por frotas
30 Set, 2019

A sustentabilidade é a palavra da ordem em quase todos os temas nos dias de hoje. As frotas automóveis não são, claro, exceção.

Quase tudo “cabe” em sustentabilidade e é isso mesmo que as organizações devem atentar na definição das suas frotas. Isto é, há que reduzir a pegada ambiental das frotas num âmbito muito alargado.

A primeira “barreira” é, claro, a tecnologia dos veículos. A eficiência do motor deverá, sem surpresa, entre os principais fatores de escolha. O propulsor pode ser a combustão (a gasolina ou diesel), híbrido (elétrico-gasolina), híbrido plug-in ou 100% elétricos.

Aqui importa ver o tipo de uso que o veículo vai ter e as condições para o mesmo. Em concreto, nos veículos de uso total dos colaboradores, importa perceber as condições de carregamento que este pode ter no seu domicílio para o melhor uso possível do seu veículo. Caso contrário, o investimento pode não ser rentabilizado e o utilizador não ter o desejado bem-estar na utilização do veículo.

Outro fator importante é a condução. Mesmo o mais “poupado” dos automóveis consome demasiado combustível e/ou eletricidade se o condutor não tiver uma condução defensiva. Aqui os ganhos são ambientais e económicos, pelos consumos, mas também por haver menos probabilidades de acidentes com os custos humanos e materiais que daí advêm. Para tal, as empresas podem fornecer informações e até pequenas formações que podem fazer a diferença.

Por fim, na medida do possível, importa sensibilizarmo-nos para um uso racional dos veículos. Usá-los quando isso se impõe, mas conjugar com opções de mobilidade suave (como andar a pé ou de bicicleta) e os transportes públicos – quando isso é confortável, isto é, sem impor sacrifícios físicos ou sem aumentar em demasia o tempo das deslocações. Aqui, sobretudo, sustentabilidade também é razoabilidade.

Tags: 
Eletrificação
Frotas
Sustentabilidade

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest