Home / Artigo / Maioria dos automóveis em Portugal tem mais de 10 anos
Maioria dos automóveis em Portugal tem mais de 10 anos
25 Out, 2019

Mais de metade da frota automóvel de Portugal tem mais de 10 anos de idade. Os dados são avançados no relatório sobre o parque seguro em 2018, da Autoridade de Supervisão de Seguros (ASF).

Dos 6,3 milhões que constituem o parque nacional de ligeiros, quatro milhões já contam com uma década de “vida”. Contrastando com os 62,5% de carros que já registam essa antiguidade, encontram-se os apenas 3,7% de carros com menos de um ano, de acordo com o mesmo relatório.

A antiguidade do parque automóvel é transversal a todos os distritos. No entanto, Bragança destaca-se com mais de 70% dos automóveis a circular há mais de uma década. Seguido de Faro, Viana do Castelo e Vila Real, distritos cujos parques de veículos ligeiros se encontram entre os mais envelhecidos do país.

Já em Lisboa, os indicadores mostram-se mais positivos. Ainda assim, a capital tem metade dos seus automóveis com mais de 10 anos. Por outro lado, é neste distrito que se encontram os carros mais novos: mais de sete veículos em cada cem, por exemplo, foram comprados há menos de um ano.

Para estes dados contribuiu, nos últimos anos, o crescimento do mercado nacional de venda de usados. Recorde-se, igualmente que a idade média dos ligeiros fixou-se, em 2018, em 12,7 anos, segundo a Associação Automóvel de Portugal.

Tags: 
Automóveis Portugal
Automóvel
Mercado automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest