Home / Artigo / Mercado português cai há sete meses
Mercado português cai há sete meses
24 Set, 2019

O mercado português de automóveis ligeiros (veículos de passageiros e comerciais) caiu 19% em agosto, avança a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Um total de 12 435 unidades foi matriculado naquele que foi o sétimo mês consecutivo de quebra do mercado nacional.

Por marcas, a líder Renault segurou a liderança entre janeiro e agosto, com a Peugeot a manter também a posição de vice-líder do mercado. No último lugar do “pódio”, outra “repetição”, a Citroën. Apenas Seat, Peugeot, Citroën e Mercedes cresceram entre as marcas do “top” dez no acumulado do ano. Em sentido contrário, a Volkswagen foi, entre as dez marcas mais vendidas, a que registou a perda mais acentuada em relação aos primeiros oito meses de 2019.

Na análise isolada de agosto, o mercado caiu 13,7%, relativamente a igual mês do ano anterior, para 15 728 veículos ligeiros. A Renault teve a maior quebra entre as marcas do “top” dez, com as 1623 unidades matriculadas a representarem uma descida de 46,2% face às 3017 de há um ano. A descida tem como justificação principal o facto de agosto de 2018 ter sido anormalmente bom para a marca gaulesa (vendeu, então, quase o dobro da segunda marca vendida, a Peugeot). Além disso, a fase de descontinuação da anterior geração Clio (o novo chega este mês), também poderá ter contribuído para esta realidade.

 

Comerciais com cenário menos negativo

No que se refere aos comerciais ligeiros, os dados da ACAP indicam que no mês passado venderam-se no nosso país 3293 unidades, uma subida de 14,6% em relação ao mesmo mês de 2018. As vendas acumuladas do ano foram de 25 446 veículos, o que representou um acréscimo de 1,4% em relação ao período homólogo do exercício anterior.

Quanto aos veículos pesados de passageiros e de mercadorias, verificou-se em agosto uma quebra de 31,2% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 307 veículos desta categoria. Nos primeiros seis meses de 2019, as vendas situaram-se em 3602 unidades, mais 5,9% face ao mesmo período do ano passado.

Tags: 
ACAP
Mercado
Vendas

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest