Home / Artigo / Toyota melhora mobilidade de “última milha” em Tóquio 2020
Toyota melhora mobilidade de “última milha” em Tóquio 2020
27 Ago, 2019

Melhorar a mobilidade de “última milha”.Eis o objetivo da Toyota com o APM (de “Accessible People Mover”), solução que o construtor japonês está a desenvolver para colocar ao dispor de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Com uma velocidade máxima de 19 km/h, o APM será 100% elétrico, com uma autonomia de 100 km. Em termos de circulação tem um raio de viragem de 4,8 metros.

Ao longo do evento, a Toyota Motor Corporation, que é parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, irá colocar aproximadamente 200 unidades APM a realizarem “shuttles” para visitantes e funcionários em várias instalações, incluindo locais oficiais do evento, aldeia olímpica ou espaços onde são realizadas as competições.

O veículo contará com três filas de bancos. Na primeira fila estará o banco do condutor, a segunda fila terá capacidade para três pessoas e a terceira fila irá oferecer dois lugares, permitindo uma lotação total de seis pessoas – cinco passageiros e um condutor.

Quando utilizado para passageiros em cadeiras de rodas, a configuração pode ser modificada dobrando os assentos para permitir que a cadeira de rodas entre na segunda fila.

A posição do banco do condutor foi elevada e localizada no centro, com o objetivo de permitir que o condutor veja os passageiros e possa apoiar nas suas necessidades individuais à medida que entram ou saem do veículo.

Os bancos dos passageiros são acessíveis de ambos os lados do veículo e o projeto geral considera necessidades variadas dos ocupantes, com barras de segurança de ambos os lados para ajudar os passageiros a entrar e sair do veículo, pontos de fixação e rampas para cadeiras de rodas.

Haverá, além do modelo “base”, versões “socorro”. Partindo do modelo base, metade do espaço da segunda e terceira fila está reservada para uma maca que é presa dentro do veículo. O Toyota APM também foi projetado com espaço para permitir que dois funcionários da equipa de socorro fiquem imediatamente adjacentes à maca.

Tags: 
Mobilidade
Toyota
Toyota APM

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest