Home / Artigo / Homologações WLTP abrandam vendas europeias, diz a ACEA
Homologações WLTP abrandam vendas europeias, diz a ACEA
21 Dez, 2018

A passagem do NEDC para o WLTP, seja por disponibilidade das marcas de modelos com a nova homologação, seja por ter havido antecipações de compras antes da mudança, continua a ter reflexos no mercado, de acordo com os dados da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).

As vendas europeias de automóveis de passageiros caíram 0,8 por cento em novembro de 2018, para 1 121 162 matrículas. Foi o terceiro mês consecutivo de queda do mercado da União Europeia.

Os dados da ACEA revelam que, antes da introdução do novo teste WLTP, em setembro, os registos de carros aumentaram em 31,2 por cento em agosto, o que levou a uma queda na procura nos meses seguintes.

Também em Portugal se tem notado este cenário, e no mês passado foram vendidos no nosso país 15 466 automóveis ligeiros de passageiros, ou seja, menos 12,3 por cento do que no mês homólogo do ano anterior.

Acumulado ainda no “verde”

No acumulado dos 11 meses do ano, os registos de novos veículos de passageiros na UE ainda registam um ligeiro aumento (+ 0,8 por cento, para 14 160 278).

Em Portugal, as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 212 113 unidades nos 11 primeiros meses de 2018, o que se traduziu numa variação positiva de 3,4 por cento relativamente a período homólogo de 2017.

 

 

Tags: 
ACEA
União Europeia
Vendas

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest