Home / Artigo / Helsínquia: transportes ‘on-demand’
Helsínquia: transportes ‘on-demand’
25 Mar, 2019

A capital da Finlândia é considerada uma das cidades mais sustentáveis da Europa e um caso de estudo internacional.

O projeto desta cidade finlandesa baseia-se na ideia de que o sistema de transporte público deve ser “on demand”, ou seja, de acordo com as necessidades individuais de cada cidadão.

Assim, este projeto pretende, até 2025, que quando uma pessoa precisar de se deslocar, poderá planear a sua viagem através de uma aplicação onde estarão indicados os horários e linhas de transporte, além de outros dados como a origem, o destino e se preferem usar autocarro, bicicletas, táxis ou outros meios disponíveis.

Além disso, essas informações serão combinadas e compartilhadas com as de outros utilizadores. Já as taxas para utilizar esse sistema integrado serão pagas através de uma plataforma “universal”, independente do meio escolhido.

Para isto, estão a ser estudadas duas formas de pagamento: uma na qual os cidadãos pagam o serviço em função dos quilómetros percorridos, e outra na qual se podem “comprar” quilómetros mensais.

Dentro deste plano, também se considera o denominado Kutsuplus, um sistema de micro-autocarros que transporta os cidadãos de acordo com o itinerário elaborado pelos pedidos de quem está mais próximo.

Este plano, elaborado pela Autoridade de Transporte Regional de Helsínquia, é mais caro do que andar de autocarros, mas mais barato do que pedir um táxi, evitando assim que haja mais carros nas ruas transportando poucos passageiros. 

Tags: 
Mobilidade
Poupar
Transportes ‘on-demand’

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest