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“Estamos a fazer a transição para uma LeasePlan totalmente digital”
02 Ago, 2019

Michel Alsemgeest é o responsável pela estratégia digital da LeasePlan. Nesta breve entrevista deixou-nos a sua perspectiva sobre os aspetos mais importantes relacionados com a transformação digital, que está a acontecer na empresa, e o impacto que isso vai ter nos produtos e serviços que poderão vir a ser oferecidos pela LeasePlan. O CarNext.com é um bom exemplo…

Como é que a digitalização se enquadra na nova estratégia global da LeasePlan?

Michel Alsemgeest: A LeasePlan tem como visão estratégica entregar any car, anytime, anywhere, tanto no mercado de automóveis novos como no de usados. Foi nesse sentido que lançámos o programa “LeasePlan Digital”, que procura apoiar a transição da LeasePlan de empresa analógica para uma empresa totalmente digital. Mais, pretende que a empresa fique em condições de fornecer serviços digitais através de plataformas digitais e com níveis de custo digital, o que só será possível se se conseguir tirar partido das mais recentes tecnologias de inteligência digital.

De que tipo de digitalização é que estamos a falar?

M.A.: Estamos focados no aprofundamento do envolvimento digital com todos os nossos clientes, assim como na criação de produtos inovadores que serão disponibilizados online e que têm por base aquilo que são as nossas principais competências. Por exemplo, a criação do CarNext.com, enquanto plataforma digital LeasePlan para a comercialização de automóveis usados. Também estamos muito empenhados em aproveitar os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos para atingir níveis de custo adequados ao ambiente digital, automatizando processos e utilizando inteligência artificial e robótica.

Vê a digitalização e a transformação digital como uma opção ou uma inevitabilidade?

M.A.: A digitalização é um aspeto central na estratégia de longo prazo da LeasePlan. Temos feito progressos muito significativos desde que, em 2017 e na cidade de Amesterdão, lançámos o hub digital da LeasePlan. Deste modo, penso que se trata de uma inevitabilidade. Só no ano passado recrutámos mais de 150 programadores informáticos e engenheiros e espero que esta equipa possa continuar a crescer nos próximos anos. É desse modo que vamos conseguir desenvolver plataformas, produtos e serviços e criar as competências necessárias para cumprir a nossa visão de entregar any car, anytime, anywhere. Estamos, portanto, a fazer a nossa transformação para nos tornarmos numa empresa totalmente digital. Posso dizer que tenho as melhores expetativas sobre o caminho que estamos a percorrer.

O que está a fazer para ajudar os colaboradores LeasePlan a entenderem e a participarem nesse processo de transformação digital?

M.A.: Devo dizer que estamos a viver um momento extremamente emocionante na LeasePlan. Estamos também a fazer de tudo para apoiar os nossos colaboradores durante esta transição, de modo a que possamos crescer juntos. Foi por isso que desenvolvemos aquilo que designamos por “Estratégia Digital para as Pessoas” e que tem como finalidade formar as nossas equipas para a revolução digital da LeasePlan. Olhando para o futuro, esta empresa tem planos e metas muito importantes, que só poderão ser cumpridos e alcançados com a ajuda dos nossos colaboradores. Temos a convicção de que não é possível fazer crescer um negócio, mas sim fazer crescer as pessoas que fazem crescer o negócio.

Do ponto de vista de um cliente LeasePlan, em que projetos a transformação digital será mais evidente?

M.A.: O CarNext.com é um bom exemplo de um produto digital criado a pensar no cliente. Tradicionalmente, esta indústria comercializava automóveis que saiam de empresas de renting para os retalhistas, que por sua vez os comercializavam junto do cliente final. Este processo era muito prolongado e envolvia diversos intermediários, que naturalmente participavam do negócio. O CarNext.com vem oferecer uma solução que permite aos clientes comprarem ou alugarem carros usados diretamente à LeasePlan. O consumidor vai beneficiar de um processo mais simples. Ao mesmo tempo, pela capacidade de acumular e tratar dados precisos sobre todos os carros, podemos combinar soluções de fornecimento que vão ao encontro daquilo que os clientes procuram e poder oferecer assim “qualquer tipo de carro, a qualquer hora, em qualquer lugar”.

É possível medir os ganhos tangíveis e intangíveis do processo de transformação digital na LeasePlan?

M.A.: Diria que o mais importante é a qualidade do serviço que proporcionamos aos nossos clientes. A digitalização está a ajudar-nos a simplificar a experiência do cliente, do início ao fim, do processo de compra. Esperamos que os clientes estejam já a aperceber-se disso, mas trata-se de um processo sobre o qual continuaremos a trabalhar.

Tags: 
CarNext
Digitalização
LeasePlan

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