Home / Artigo / Novo Documento Único Automóvel a partir de agosto
Novo Documento Único Automóvel a partir de agosto
15 Ago, 2019

Foi a 1 de agosto que entrou em vigor o novo Documento Único Automóvel (DUA). Numa primeira fase, aplica-se a novas matrículas e em 2020 a todos os veículos.

No Ministério da Justiça consideram que o novo formato “tipo” cartão de cidadão torna o DUA mais fácil de manusear e de guardar na carteira.

Será obrigatório apenas para novos registos (veículos novos, mudança de proprietário ou mudança de morada são os exemplos mais frequentes), podendo os restantes permanecer com o documento atual, sem terem, portanto, os proprietários de desembolsar os 30 euros que custa uma segunda via.

“Não implica nenhuma obrigatoriedade de renovação para os cidadãos que têm um DUA antigo ou mesmo para aqueles que ainda têm o livrete e título de registo de propriedade, pelo que podem continuar a circular com o seu automóvel com esses documentos, que se mantêm em vigor”, salientam desde o gabinete de Francisca van Dunem.

O Instituto dos Registo e Notariado estima que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.

Tags: 
Documento Único Automóvel
DUA
Registos

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Receba a nossa Newsletter

Receba periodicamente conteúdos sobre as tendências de mobilidade e do setor automóvel

Pin It on Pinterest